quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pacato cidadão

A diferença mais forte entre Brasil e Hungria é, sem dúvidas, a segurança.
Todos os dias se vê na TV húngara matérias sobre tudo (leia-se cultura inútil), menos violência.
Porém, algo que chocou os habitantes do país aconteceu há algumas semanas. Três meninas morreram dentro de uma boate. A suspeita é de assassinato ou de pisoteio - algo que causou desespero e revolta na população. O assunto é capa de todos os jornais e ocupa todos os minutos possíveis dos noticiários.
O fato é uma anormalidade tão grande para o país que, em respeito ao fato, escolas fecharam por algum tempo em Budapeste e as boates terão que formalizar um esquema de segurança se quiserem continuar funcionando.

Com grande tristeza e desapontamento, fui questionado por uma colega de classe à respeito do assunto. Ela queria saber se esse tipo de coisa também ocorre no Brasil.

No meu país, a maioria das pessoas sai de casa sem ter a certeza de que vão voltar. Lá, quando chacinas acontecem, levam no máximo cinco minutos no Jornal Nacional, devido à "normalidade" do fato (ou duram semanas na mídia quando há interesse no sensacionalismo).
No meu país, é bem mais importante se manifestar por um time de futebol ou por um capítulo de novela, do que protestar contra a falta de segurança pública alimentada pela corrupção do governo.
No meu país, as pessoas estão com medo até da polícia que, ao invés de proteger os habitantes do local, vem freqüentemente os fazendo de vítimas.

Pensei nisso tudo antes de responder a pergunta mas, como bom intercambista, respondi apenas o conveniente.
Lembrei que o Carnaval, as praias e festas escondem os defeitos da nossa nação e tapam os olhos da população, que prefere se entregar ao comodismo do que lutar por um país decente.

Talvez o fato do tamanho alarde criado em torno das três meninas seja pela carência da mídia em reportar algo trágico. Ou talvez a razão mais óbvia para isso venha dos húngaros, que não aceitam ser feridos em um de seus direitos mais básicos e fundamentais: a segurança.

3 comentários:

  1. Temos muitas coisas bonitas pra serem mostradas, mas é uma pena que estas sejam usadas pra esconder a falta de segurança, fome, miséria, preconceitos, corrupção, e outras mazelas da sociedade brasileira. Estava com saudades de posts seus primo.

    ResponderExcluir