quinta-feira, 24 de março de 2011

Hollywood é logo aqui

A terra da páprica, pálinka, planícies e inventores, começa agora a receber outro título: o de capital européia do cinema.

Nos arredores da aldeia húngara de Etyek, 29 km a oeste de Budapeste, há uma vasta área aberta cercada por vinhedos. Durante a Guerra Fria, serviu de base militar para treinar mísseis na Europa Ocidental. Hoje, os mísseis já não estão mais presentes, mas foram substituídos por outro tipo de tecnologia: câmeras de alta definição. O local agora é lar do Cinema Korda Studios, uma instalação de cinema maciça de alta tecnologia, que graças ao preço barato da produção, paisagens e arquitetura rústicas e incentivos fiscais, vem se tornando o principal destino de filmagens hollywoodianas no exterior.

Em abril do ano passado, o Raleigh Studios (lá dos EUA), em parceria com o Origo Hungary Film Group, abriu as portas do milionário Korda, que pelo tamanho, sofisticação e tecnologia, se tornou o maior de toda Europa. Recém inaugurado, o estúdio foi lar das filmagens da comédia romântica Monte Carlo, da 20th Century Fox. E foi apenas o começo do sucesso. A minissérie histórica The Tudors, o thriller de horror O Rito (ou O Ritual, não sei como ficou a tradução do Brasil), com Anthony Hopkins e a brasileira Alice Braga; Caça às Bruxas, com Nicolas Cage; um novo filme de Angelina Jolie (ainda sem nome) e Bel Ami (o que causou histeria das adolescentes húngaras por ter o ator Robert Pattinson, de Crepúsculo, como ator principal, dificultando a equipe do filme a prosseguir as tomadas), foram um dos principais mais recentes lançamentos gravados na Hungria. Budapeste também foi cenário de produções como Hellboy, Evita, Munique, Anjos da Noite, Eu Espião, Mortal Kombat e O Fantasma da Ópera, além da película brasileira Budapeste - adaptação do livro de mesmo nome, de Chico Buarque.

Além de filmes para o cinema, a cidade também recebeu artistas como Katy Perry, Michael Jackson, Selena Gomez e Gwen Stefani  para gravarem os seus clips musicais. 

Depois de tantos lançamentos, o país respira cinema. Hoje, é possível tomar um cafezinho com Angelina Jolie ou fazer uma caminhada com Keanu Reeves (que começou essa semana as gravações de seu novo filme), por exemplo. Ah, e eu, enquanto não encontro nenhum famoso, vou vivendo o meu próprio filme esperando uma ligação de Angelina...

Um comentário:

  1. Filmarem Hulck na favela de rossinha(?), né? Por que não filmarem com Jolie nos mangues de cá?

    ResponderExcluir