quarta-feira, 9 de março de 2011

Papangus da Hungria

Não, não estou em Bezerros ou muito menos no Brasil. Sim, aqui tem carnaval, e em Mohács, a festa é comemorada em grande estilo. E cheia de papangus.

Mohacs Hungarian Winter Farewell Carnival

A mais famosa festa de carnaval húngara começa seis dias antes da Quarta-Feira de Cinzas. O "Busójárás" (sem tradução para outra língua), é um evento que dá as "boas-vindas" à primavera. Foi criado pelos "sokc", uma minoria étnica que vivia na região durante a ocupação turca no país.


Sokci fiddler

Para espantar os turcos, eles vestiam assustadoras máscaras feitas de salgueiro e pele de ovelha e faziam barulho com sinos e outros instrumentos. Os que praticavam o ritual, foram considerados os verdadeiros responsáveis pela expulsão dos turcos da Hungria. "Se espantamos os turcos, por que não espantar o inverno?". Deve ter sido essa a linha de pensamento que criou a tradição que atrai milhares de turistas até hoje. São organizadas marchas com dezenas de fantasiados com o intuito de mandar o inverno lá pro Brasil espantar a estação mais fria do ano.

                                buso portre


File:Buso masks.jpg

Tudo isso veio a se tornar uma famosa atração turística depois que a UNESCO reconheceu a manifestação como patrimônio cultural da humanidade. As diversas atividades culturais, exibições, concertos e perfórmaces de folk dance atraem mais de 20 000 visitantes todos os anos. É a Hungria mostrando que também tem um carnaval de peso...


...mas não tão animado quanto o do Brasil.

Um comentário: